Terça, 02 Maio 2017 11:57

Time do Emprego terá novos facilitadores e maior atenção aos participantes em 2017

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 

Programa do Governo de São Paulo, o Time do Emprego continuará com atividades em Garça em 2017. O vice-prefeito Cassiano Pelegrini participou do curso de formação em São Paulo e será um dos novos facilitadores na cidade. O objetivo do programa é auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho, com orientação profissional e reorientação de carreira.

Pelegrini destacou a importância do programa para o município, principalmente neste momento em que o Brasil ainda vive um período de crise, que atingiu todo o país. Além do vice-prefeito, as servidoras Alessandra Ramos e Patrícia Gonçalves também participaram da formação e serão facilitadoras do Time do Emprego em Garça.

“Procuramos buscar novas alternativas para que possamos ajudar o maior número de pessoas e famílias a terem oportunidade de se inserirem novamente no mercado de trabalho, tendo uma renda e consequentemente uma maior dignidade. O Time do Emprego é um programa criado justamente para o trabalhador. Estamos nos preparando para dar uma boa formação para todos os seus participantes”, destacou o vice-prefeito.  

A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Eles se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante três horas. Nas próximas semanas será definida a data para a formação da primeira turma do Time do Emprego neste ano em Garça.

“Vamos terminar o curso de capacitação e então teremos condições de formar a primeira turma de 2017. Esse programa vem desde 2014 em Garça, mas a partir de agora, pretendemos dar uma atenção maior para o programa e também para os seus participantes”, disse Pelegrini.

De acordo com Larissa Augusta Meira Rodrigues, psicóloga responsável por assistir todos os integrantes do programa no Estado de São Paulo, os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo.

“O objetivo dessa capacitação é tornar todos os participantes em facilitadores do Time do Emprego, para que eles possam levar os ensinamentos para os municípios e atender os cidadãos, preparando para o mercado de trabalho. Isso pode fomentar na melhora por busca de emprego e até mesmo, com novos empreendedores, gerando novos empregos”, disse Larissa.