Segunda, 08 Maio 2017 12:54

Garça começa mutirão de consultas de oftalmologia para zerar fila de espera

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 
Secretária da Saúde de Garça, Paula Miralla, espera zerar fila de espera em dois meses

Com o objetivo de zerar a fila de espera para consultas de oftalmologia, a Prefeitura de Garça, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá um mutirão para atender a demanda reprimida de 2016, totalizando 760 pacientes. Os agendamentos já estão sendo realizados, com início das consultas nesta quarta-feira, dia 10, sendo feitas por uma equipe de profissionais que virão, neste primeiro momento, apenas com este objetivo.

De acordo com o oftalmologista Fábio Saab, que comanda a equipe que realizará os atendimentos, foi alertado pela secretária de Saúde, Paula Miralla, sobre o número reprimido de consultas em Garça. Ela levantou todos os dados e pediu para que fosse feita uma força-tarefa para zerar a fila de espera, dando um atendimento de qualidade para todos.

“O meu número de atendimentos havia praticamente dobrado, mas não imaginava que o número de pacientes na fila era tão grande. A equipe já está organizada e preparada para fazer esse mutirão, sendo que nossa expectativa é de zerar essa demanda reprimida em dois meses. São médicos experientes, de minha confiança, que farão consultas completas nos pacientes”, disse Saab.

Além do profissional que já atua em Garça, outros quatro médicos integram a equipe. Saab destacou que não serão consultas rápidas, uma vez que os pacientes terão o mesmo atendimento que receberiam em qualquer consulta na rede municipal ou particular.  O médico destacou que em relação às cirurgias, a situação no município está dentro da normalidade.

“A secretária já conversou conosco sobre a questão de cirurgias, mas este lado está caminhando bem. O número de cirurgias sendo liberadas é normal, sem muita espera. Posso dar como exemplo os casos de cataratas, que não precisam de um mutirão aqui em Garça. A maior parte das queixas é em relação ao uso de óculos”, revelou o médico.

Segundo a secretária da Saúde, Paula Miralla, a maior parte dos atendimentos que se encontram na fila de espera, deram entrada ao longo do ano passado. Ela entendeu que era um tempo muito grande esperando por uma consulta, decidindo realizar o mutirão para que todos os garcenses recebessem, o mais rápido possível, esse atendimento de oftalmologia.

“Entendo que era muito tempo esperando e que precisávamos alinhar algumas estratégias para poder diminuir esse período aguardando a especialidade. Através do doutor Fábio Saab, que atende em Garça já há algum tempo, conseguimos montar uma equipe que realizará esse mutirão. A nossa ideia é zerar essa fila em pouco tempo”, disse Paula Miralla.

Neste primeiro momento, serão realizadas cerca de 300 consultas, ainda no mês de maio, com as pessoas que ainda não haviam sido atendidas em 2016. As prioridades são para crianças, adolescentes até 20 anos e pessoas a partir de 50 anos, que tenham ou não alguma doença crônica, principalmente os que têm hipertensão e diabetes.

“Estamos olhando com muito cuidado para as pessoas que possuem diabetes, principalmente por conta da relação direta e dos prejuízos diretos que podem trazer para a visão. Finalizando as consultas nesta primeira etapa, vamos atender as demais pessoas que estão também aguardando há muito tempo”, disse a secretária.