Boa tarde. Garça, domingo 17 de dezembro de 2017

Notícia

Turismo - Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017


Garça volta a fazer parte do mapa do turismo nacional


Garça volta a fazer parte do mapa do turismo nacional

 

 

A cidade de Garça volta a fazer parte do mapa do turismo nacional divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur). A divulgação foi feita no último dia 4 de agosto, sendo que o município integra a Região Turística (RT) do Alto Cafezal, junto com Marília, Fernão, Gália e Júlio Mesquita. O reconhecimento é fruto do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Turismo e Eventos (Seture).

De acordo com o secretário da Seture, Fábio Bonassa, após o apoio e participação intensiva, juntamente com o Consebs Lago Segurança e Turismo, na organização do Cerejeiras Festival, que foi a festa de maior presença de público em 31 anos de história do evento, há outras frentes de trabalho que começam a mostrar resultados.

“Desde o início do nosso governo, não medimos esforços para que Garça ocupasse seu lugar no mapa turístico. Estive em janeiro, junto com o vice prefeito Cassiano Pelegrini, na Secretaria de Turismo de São Paulo, em audiência com o secretário estadual Laércio Benko. Após esta audiência, outras reuniões aconteceram em Bauru, Lins e Marília, sendo que participamos de todas. Recebemos agora essa ótima notícia”, destacou Bonassa.

 

Regionalização do turismo

Além de funcionar como uma espécie de “vitrine” do turismo nacional, uma das vantagens de participar do Programa de Regionalização do Turismo está na facilidade em obter recursos via MTur. De acordo com a Portaria MTur nº 182/2016, pelo menos 90% da programação orçamentária anual da pasta Federal deve ser destinada às Unidades da Federação, Regiões Turísticas e municípios do Mapa do Turismo.

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 432 fazem parte do mapa do turismo nacional divididos em 50 regiões turísticas, atendendo à solicitação do MTur de termos regiões turísticas com suas características peculiares.

 

MIT – Município de Interesse Turístico

Outra frente de trabalho da Seture é o pedido para que Garça seja reconhecido como MIT. Recentemente o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi reativado com a participação do poder executivo, legislativo, sociedade civil e iniciativa privada.

“As reuniões estão acontecendo com uma excelente presença dos conselheiros. Na próxima, discutiremos aspectos para a formalização do Plano Diretor de Turismo (PDT). Assim, estamos cumprindo os requisitos para termos o reconhecimento junto ao governo do estado”, ressaltou o secretário.

Além de participar das reuniões, os conselheiros já responderam pesquisas sobre os agentes de turismo e a análise SWOT, que é a sigla dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). O Plano Diretor de Turismo é participativo e todos os devem opinar sobre os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e ameaças relacionadas à atividade turística do município.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software