Boa tarde. Garça, domingo 17 de dezembro de 2017

Notícia

Desenvolvimento Urbano - Quarta-feira, 11 de Outubro de 2017


Campanha de trânsito pretende melhorar a rotatividade de vagas no centro da cidade


Campanha de trânsito pretende melhorar a rotatividade de vagas no centro da cidade

Quem possui carro em Garça sabe da dificuldade que é encontrar uma vaga para estacionar no centro da cidade. Garça possui 28.174 veículos, segundo relatório apresentado pelo Departamento Municipal de Trânsito, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana. A maior parte é formada por carros e motos, que juntos somam 16,20% dessa frota, ou seja, 22.094 veículos, entre carros e motos circulam nas ruas da cidade.

A falta de vagas na área central seria ainda pior se não houvesse a Zona Azul nas principais ruas do centro comércio, garantindo certa rotatividade a essas vagas.

Desde 2015, a lei municipal de nº 4994/2015 regulamenta o serviço e estabelece as regras da Zona Azul em Garça. Porém, nem mesmo a lei consegue impedir que alguns motorista estacionem em vagas destinadas a idosos, pessoas deficientes, guias rebaixadas e nos acessos aos cadeirantes, ou mesmo que utilizem a Zona Azul sem adquirir a cartela.

Os estabelecimentos credenciados e os colaboradores da Zona Azul, vinculados a Patrulha Juvenil de Garça, que administra o serviço, vendem o cartão horário, ou as cartelas como são conhecidas, porém, a falta de fiscalização e de conscientização de alguns motoristas diminui a rotatividade de veículos. O dinheiro arrecadado com a venda dos cartões da Zona Azul é utilizado na manutenção dos serviços e, havendo superávit, o valor é empregado nos projetos sociais desenvolvidos pela Patrulha Juvenil.

Para garantir que haja o cumprimento da finalidade do estacionamento rotativo, que é o de democratizar o acesso aos espaços públicos de estacionamento, dando o mesmo direito a todos de estacionar nas ruas de maior demanda por vagas, a Prefeitura de Garça, em parceria com a Patrulha Juvenil e a Polícia Militar iniciaram esta semana uma campanha de trânsito.

Panfletos estão sendo distribuídos pelos colaboradores da Zona Azul, orientando e alertando os motoristas para a fiscalização que inicia na próxima semana e para as multas que serão aplicadas, já nos próximos dias, para quem estacionar em local proibido, ou sem o cartão de Zona Azul devidamente preenchido e colocado de forma visível dentro do veículo.

Já na próxima semana, dois fiscais da prefeitura passarão por curso preparatório para agente de trânsito, com certificação, para somar ao trabalho realizado pela Polícia Militar no centro da cidade.   

Para João Galhardo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça, a ACIG é parceira e apoia a Zona Azul, pois considera um serviço imprescindível para o fortalecendo do comércio local. “Ao entorno do centro, há uma grande quantidade de veículos que ficam estacionados o dia todo, que são de funcionários ou lojistas que deixam seus carros estacionados ao entorno do centro. Se não tivesse a Zona Azul, todos esses veículos estariam no centro comercial, o que dificultaria, e muito, a vida do consumidor que vem comprar na área central. Então, a Zona Azul é de suma importância!”

A campanha para melhorar o trânsito na cidade possui várias ações que incluem educação, conscientização, fiscalização, melhorias na sinalização e modernização do centro.   

Nesta ação que começa a ser realizada no centro de Garça, os colaboradores da Zona Azul também distribuirão panfletos confeccionados pelos Detran de conscientização no trânsito, com o objetivo de aumentar a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software