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Desenvolvimento Econômico - Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018


Procon de Garça registra aumento de 23,3% nos atendimentos em 2017


Procon de Garça registra aumento de 23,3% nos atendimentos em 2017

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao ano de 2017. No período, 4.678 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa um aumento de 23,3% em relação ao ano de 2016, quando 3.793 atendimentos foram registrados. No comparativo feito apenas entre dezembro 2017 e o mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 15,5%, com 380 atendimentos no ano passado e 329 em 2016.

Durante o mês passado, as “simples consultas” somaram 181 demandas. As “simples consultas” são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. As orientações prestadas pela unidade podem esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema. No acumulado de 2017 foram 2.112 atendimentos de “simples consulta”.

Em dezembro, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 96 atendimentos. No acumulado do ano foram 1.348. Ainda no mês, foram verificados 40 atendimentos preliminares e 446 ao longo de 2017. Esse tipo de procedimento pode ser realizado através de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.

Também foram registradas 25 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares) em dezembro e 350 em todo o ano de 2017. Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação.

Em dezembro ocorreram 12 procedimentos extra Procon (que não tem relação com assuntos sobre defesa do consumidor) e 75 em todo o ano, 12 CIPs finalizadas com acordo e 205 no decorrer de 2017, além de nove CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída) em dezembro e 98 ao longo de todo o ano passado.

Clodoaldo José de Oliveira, agente responsável pelo Procon em Garça, apontou que durante o mês passado, os serviços essenciais ficaram na liderança dos atendimentos e consultas do órgão, com 104 procedimentos cadastrados. Depois apareceram os produtos, com 51 demandas, seguidos dos assuntos financeiros, com 43, e dos serviços privados, com 39 consultas.

 

PROCON

 

O Procon de Garça iniciou suas operações em 2 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.

O Procon de Garça atende à Rua 15 de Novembro, 110. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h horas. O telefone é 3406-3632.

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