Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Saúde - Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018


Autoridades da saúde alertam para possível epidemia de dengue com mais de 2.000 casos em Garça


Autoridades da saúde alertam para possível epidemia de dengue com mais de 2.000 casos em Garça
Autoridades da saúde alertam para possível epidemia de dengue com mais de 2.000 casos em Garça

Em reunião realizada na manhã de quarta, dia 21 de novembro, a Comissão de avaliação, acompanhamento e execução de medidas para controle do mosquito Aedes Aegypti definiu ações para combater a propagação do mosquito na cidade. O nome da campanha será “Garça contra a dengue”.

A Comissão é composta por representantes do Gabinete, Secretaria de Administração dos Serviços Públicos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Serviços, Secretaria da Educação, Secretaria de Informação e Comunicação, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Departamento de Fiscalização e Posturas, SAAE e ACIG.

O alerta vermelho foi aceso quando obteve-se o índice de Breteau (fala-se bretô) após visitações feitas nas residências. Este índice mede a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento nas habitações humanas que foram vistoriadas e é utilizado no Brasil para determinar a infestação do mosquito Aedes Aedypti, que transmite a dengue, a chickungunya, o zika vírus e a febre amarela.

Segundo informações da diretora em vigilância em saúde, Edna Semenssato de Oliveira, “a OMS – Organização Mundial da Saúde – preconiza um índice de até 1. Aqui em Garça, no levantamento feito em outubro, o índice verificado foi de 5,3, bem acima do nível de segurança”.

A Comissão foi criada para desenvolver o trabalho antes de uma possível epidemia, como ocorreu em 2015 em nosso município. Nos levantamentos feitos em 2014, um ano antes, o índice de Breteau verificado foi de 3,9. No ano seguinte, em 2015, tivemos 1.405 casos de dengue confirmados e, infelizmente, a morte de duas pessoas.

Com o índice chegando a 5,3 em 2018, poderemos ter a possibilidade, proporcionalmente, de mais de 2.000 casos de dengue em 2019.

 

E o que fazer para que isto não aconteça?

Antes de qualquer ação é preciso ficar claro que a responsabilidade não é apenas do poder público. Cada cidadão deve fazer a sua parte. Seja na área residencial, comercial ou industrial. “Se cada pessoa que vive em Garça não fizer a sua parte será praticamente impossível que não tenhamos uma nova epidemia. Limpar os quintais das casas e das empresas, não deixar no tempo garrafas pet, latas de alumínio, pneus, eletrodomésticos sem utilização, não ter vasos de plantas que acumulem água sem são ações que ajudam a controlar a propagação do mosquito. Mas tenho que lembrar: a responsabilidade é de todos, cada um fazendo a sua parte”, reforçou a diretora Edna.

 

O que será feito na campanha “Garça contra a dengue”

1 - Serão intensificadas as visitas casa a casa com a aplicação de mais larvicida nos locais onde pode haver a propagação do mosquito;

2 - A Secretaria de Administração dos Serviços Públicos fará um recolhimento de pneus junto às borracharias e empresas que trabalham com o produto na semana de 26 a 30 de novembro;

3 - Uma ação em toda a cidade para recolher recipientes que acumulem água, como latas, garrafas plásticas, sucatas, peças, pneus, será feita entre 3 e 7 de dezembro;

4 - Será desenvolvida uma campanha educativa nas escolas municipais, particulares, estaduais, ensino médio e faculdades, para que todos saibam do perigo a que estão expostos.

A saúde é importante para todos. E cada um tem que fazer a sua parte.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook