Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Saúde - Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018


Garça recebe Prêmio Brenda Lee por combate a Aids


Garça recebe Prêmio Brenda Lee por combate a Aids

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu o Prêmio Brenda Lee, em reconhecimento às suas ações de enfrentamento do HIV/Aids. A premiação é concedida pelo Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, que em 2018 comemorou os 30 anos do “Respostas positHIVas”, iniciativa do Programa Estadual DST/Aids.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Natalli Gaiato Cruz, o Prêmio Brenda Lee foi conquistado por Garça pelos indicadores verificados no município, menores do que a média verificada no estado de São Paulo. A premiação é destinada para as cidades que possuem o Centro de Testagem e Aconselhamento e que conseguem atingir as metas, como ocorreu em Garça.

“Este prêmio veio pela Vigilância Epidemiológica Estadual e é um reconhecimento importante, do trabalho feito aqui em Garça, desde a Atenção Básica até a Alta Complexidade, com divulgação ampla dos serviços de prevenção ao HIV e suas consequências”, explicou Natalli.

A entrega da premiação aconteceu em São Paulo, contando com palestras sobre diversos temas, que envolvem a epidemia de Aids e as perspectivas para os próximos anos. O Prêmio Brenda Lee é concedido aos municípios que cumprem a maior parte dos seis indicadores propostos: Taxa de Mortalidade por Aids menor ou igual ao estado de São Paulo; Taxa de incidência de Aids menor ou igual ao estado de São Paulo; Diagnóstico tardio de HIV; Taxa de cura de tuberculose em PVAH (Pessoa Vivendo com Aids/HIV) maior ou igual ao estado de São Paulo; Razão de cura de tuberculose e número de casos de Aids maior ou igual ao estado de São Paulo e, Queda de TB em 10 anos e sustentada nos últimos três anos.

 

Brenda Lee

Brenda Lee foi uma militante transexual brasileira dos direitos humanos LGBT. Nasceu em 1948, no Pernambuco, chegou a São Paulo com apenas 14 anos e se tornou conhecida e popular especialmente no bairro Bixiga. Fundou a Casa de Apoio Brenda Lee para abrigar portadores de HIV rejeitados por parentes.

Em maio de 1996, Brenda foi assassinada com um tiro na boca e outro no peito. Seu corpo foi encontrado dentro de uma Kombi, em um terreno baldio. Brenda era considerada o “anjo da guarda dos travestis” e tinha como objetivo ajudar a todos, doentes ou não, que eram discriminados pela sociedade. Por sua luta, tornou-se referência nacional na defesa dos direitos humanos e deu nome ao Prêmio Brenda Lee de Direitos Humanos.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook