Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Turismo - Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018


Garça realiza evento de observação de aves na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro


Garça realiza evento de observação de aves na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e parceiros da iniciativa privada realizam na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro, o primeiro seminário “Perspectivas do Turismo de Observação de Aves”, com a presença do palestrante Guto Carvalho, um dos maiores nomes relacionados à atividade no Brasil.

O evento conta ainda com a abertura da exposição itinerante “Aves do Brasil – região turística Alto Cafezal”, que reúne fotografias do garcense Diogo Sartori. O evento será realizado na Biblioteca Pública Municipal. 

Autoridades e técnicos das Prefeituras vizinhas também foram convidados a participar desse importante evento técnico que abordará, entre outros temas, o turismo de observação de aves, o panorama da atividade no Brasil e as perspectivas regionais.

“Identificamos esse potencial de ecoturismo em nossa região. O objetivo é estimular esse tipo de atividade turística também nas áreas urbanas do município, como no Bosque Municipal, Lago e Parque Ecológico, além e colaborar com o monitoramento de aves da área, por meio da chamada “Ciência Cidadã”, que se dá quando cidadãos comuns coletam e geram dados, contribuindo com o conhecimento científico. É um campo novo para Garça e traz um grande potencial de desenvolvimento turístico”, explicou a secretária de Turismo Márcia Praxedes.

 

PALESTRA COM GUTO CARVALHO

Guto Carvalho é profissional de comunicação e birdwatcher (observador de aves). É uma das maiores referências no Brasil quando o assunto é observação de aves. Ele é o criador e organizador do AvistarBrasil - Encontro Brasileiro de Observação de Aves, maior evento do país e um dos maiores da América Latina relacionado ao tema.

Guto Carvalho atua em diferentes entidades de conservação da avifauna e, como especialista no segmento, representa o Brasil em eventos nacionais e internacionais, tendo ministrado dezenas de palestras e workshops.

 

EXPOSIÇÃO: “AVES DO BRASIL – REGIÃO TURÍSTICA ALTO CAFEZAL”

FOTÓGRAFO: DIOGO DE LUCCA SARTORI

Diogo de Lucca Sartori possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Diogo Sartori é garcense e desde menino sempre teve como hábito realizar saídas ao ar livre em locais com maior presença da natureza. O interesse pela fotografia surgiu em 2014 e, consequentemente, passou a fotografar a natureza. Foi nessa época que descobriu a beleza das aves. A partir daí nasceu uma nova paixão, que o levou a aprender cada vez mais sobre esses fantásticos animais, que podem nos dizer muito sobre como lidamos com o nosso meio ambiente. Diogo Sartori nos presenteia com suas lindas fotografias e nos leva a conhecer mais sobre esse incrível universo das aves.

 

Projeto “AVESTANDO – Observação de Pássaros”

O seminário faz parte do Projeto “AVESTANDO - Observação de Pássaros” que é um segmento do ecoturismo em desenvolvimento no município de Garça, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o total apoio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, a de Desenvolvimento Econômico, a de Cultura, de Educação e a secretaria de Comunicação.

A observação de aves ou birdwatching se destaca por ser uma atividade de recreação ao ar livre, economicamente viável, educacional e compatível com a preservação ambiental, destacando-se por ser uma atividade de baixo impacto ambiental, além de envolver a comunidade em seu desenvolvimento. Consiste basicamente em passeios ao ar livre, apreciar a Natureza e colecionar registros visuais ou auditivos das aves existentes em nossa região, atraindo desde pesquisadores, birdwatcher (observador de aves), até o público infantil ou familiar.  

Já foram catalogadas, aproximadamente, 190 espécies de aves em Garça e região. Suas imagens e cantos estão disponíveis para pesquisa no Wikiaves, principal site de registros fotográficos sobre aves disponível no Brasil.

“AVESTANDO - Observação de Pássaros” também é importante por incentivar a conservação da Natureza, a troca de informações, conhecimentos e experiências, com o objetivo da preservação das aves e do meio ambiente, sendo mais uma opção de desenvolvimento do turismo no município de Garça e cidades ao entorno.

A observação de pássaros converte lugares desinteressantes, mal utilizados, ou sem interesse econômico, em destinos para o desenvolvimento da região. E ainda, a população ao compreender a importância da proteção dessas áreas evita sua depredação.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook
COMUNICADO IMPORTANTE

A Secretaria Municipal de Saúde está atendendo na Rua Belém, Vila Williams, de segunda a sexta, das 7h às 17h, no antigo prédio da USF Barros, ao lado do Hospital São Lucas.