Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018


Eutrofização deixa camada verde sobre as águas do lago artificial


Eutrofização deixa camada verde sobre as águas do lago artificial

Aqueles que frequentam o lago artificial em Garça já devem ter notado uma camada de algas verdes sobre as águas. Este fenômeno é chamado de eutrofização ou eutroficação, que acontece quando há modificação química, física e biológica de água parada, como é o caso do nosso lago (a imagem desta matéria é meramente ilustrativa)

A eutrofização pode ter causas naturais ou ser provocada por ação humana, ou seja, causa artificial. A segunda opção é o que vem ocorrendo no lago J. K. Williams. São dois principais fatores: lançamento de resíduos orgânicos, principalmente os derivados de esgoto doméstico e o descarte de água poluída de indústrias ou de chuvas.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Victor Mafud explica o que ocorre em GArça: “Este fenômeno chamado eutrofização e é o resultado do acúmulo de matéria orgânica, que tem origem no transbordamento do esgoto. Há muitas casas na região que fazem o descarte irregular de água pluvial (chuva) na rede de esgoto. Como não há dimensionamento para receber este volume de água, o esgoto transborda e é jogado no lago. Também as águas das chuvas acabam poluindo nosso lago, já que um grande volume acaba sendo enviado para dentro do lago”.

Sabendo desta situação, a Prefeitura já está tomando providências: “Nós temos um projeto de lei que, quando aprovado, irá possibilitar o combate direto a este problema com a fiscalização das casas ao redor do lago. Estamos aguardando o parecer jurídico para dar andamento”, explicou Victor.

Sobre as algas que se acumulam no local, o Secretário afirmou: “A limpeza deve ser feita ainda esta semana”.

PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA EUTROFIZAÇÃO

A água perde sua transparência natural. Pode ficar com a cor esverdeada ou até azulada, provocada, principalmente, pelo aumento de algas.

Há um envelhecimento da água represada e o crescimento de vegetais na água, principalmente de plantas que vivem na superfície.

O oxigênio é reduzido na água e o processo pode provocar o desequilíbrio ecológico do ecossistema existente na água do local, provocando a morte de peixes.

Vale ressaltar que a água que passa pelo processo de eutrofização ou eutroficação não é apropriada para o consumo humano, podendo provocar doenças e graves problemas de saúde, e até mesmo levar à morte quem consumir esta água contaminada.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook