Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Saúde - Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019


Secretaria de Saúde confirma dois casos de dengue no Parque Real em Garça


Secretaria de Saúde confirma dois casos de dengue no Parque Real em Garça

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira, dia 25, a constatação de dois casos de dengue, no Parque Real, em Garça. Um grande trabalho já está sendo desenvolvido pela Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica na cidade, mas as ações devem ser intensificadas na região em que um homem e uma mulher contraíram a doença.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Natali Gaiato Cruz, os casos positivos foram contraídos em Garça, por uma criança de nove anos e uma mulher de 40 anos, que já estão recebendo o tratamento médico necessário para que melhorem o mais rápido possível. Com a confirmação dos casos, um protocolo será seguido, principalmente na região em que foram constatados, para evitar o avanço da doença.

“A Vigilância em Saúde e a Vigilância Epidemiológica, a partir desses casos positivos, tem todo um trabalho a ser desenvolvido. Temos um protocolo a cumprir e eu peço a atenção e compreensão dos moradores. Estou pedindo novamente o alerta da população, porque todo o nosso sistema de Saúde está voltado para combater uma possível epidemia de doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a própria o dengue, a chikungunya e o zika vírus”, disse a secretária.

O trabalho de verificação de casa em casa, que já estava sendo feito, deve ser intensificado pelas equipes, na tentativa de descobrir criadouros do mosquito que transmite a dengue. É fundamental que a população também faça a sua parte, mantendo os quintais limpos, não deixando materiais inservíveis que possam acumular água parada, observando até mesmo os potes de água dos cães, que devem ser sempre lavados.

“A Secretaria Municipal de Saúde está aberta para orientação e esclarecimentos de qualquer munícipe. Volto a afirmar que conto com a colaboração de todos, para que juntos possamos combater o mosquito Aedes aegypti. Só assim conseguiremos impedir a proliferação das doenças que ele transmite”, afirmou Natali.

 

TRANSMISSÃO

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

 

SINTOMAS

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

 

Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

Forte dor de cabeça

Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos

Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

Extremo cansaço

Moleza e dor no corpo

Muitas dores nos ossos e articulações

Náuseas e vômitos

Tontura

Perda de apetite e paladar

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook