Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Garça, Terça-feira, 11 de Agosto de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Segu
10/08
29 °C
17 °C
Índice UV
7.0
Ter
11/08
31 °C
18 °C
Índice UV
7.0
Quar
12/08
32 °C
17 °C
Índice UV
7.0
Quin
13/08
35 °C
22 °C
Índice UV
7.0

Saúde - Segunda-feira, 24 de Junho de 2019

Notícias por Categoria

Garça terá dia “D” de vacinação contra a febre amarela neste sábado, dia 29


Garça terá dia “D” de vacinação contra a febre amarela neste sábado, dia 29

São Paulo apresentou de janeiro até junho de 2019, 66 casos confirmados de febre amarela, contabilizando 12 óbitos, com o estado sendo considerado área de risco para a doença. Com isso, todos a partir dos nove meses de idade precisam ter pelo menos uma dose da vacina. Em Garça, a campanha foi intensificada, com o dia “D” sendo realizado neste sábado, dia 29 de junho.

O Programa Estadual de Imunização orientou que seja realizada a campanha de atualização do esquema vacinal contra a febre amarela em todo estado, até o dia 12 de julho. Durante a semana, a intensificação ocorrerá em todas as Unidades de Saúde da Família nos horários habituais de atendimento. É importante que as pessoas levem a caderneta de vacinação.

Neste sábado, o dia “D” será das 8h às 14h, na USF Região Oeste, na Rua Antônio Leal de Oliveira, nº 25, Jardim Sol Nascente; USF Helena Müller, na Rua Gabriela, nº 130, bairro Labienópolis; USF Eucaliptos, na Rua Guarantã, nº 105, no Jardim dos Eucaliptos; USF Mariana I, na Rua Prefeito Salviano Pereira de Andrade, nº 1733, na Vila Mariana; e USF Palermo, na Rua Minas Gerais, nº 850, em Vila Rebelo.

Aproveitando o momento, também será intensificada a atualização da vacina contra o sarampo. Também será realizado um trabalho de divulgação e orientação da população no Lago Artificial J.K. Williams, durante a realização do Cerejeiras Festival, oportunidade em que as profissionais poderão avaliar as cadernetas de vacina e encaminhar para atualização.

 

SINTOMAS

Depois de inoculado sob a pele dos seres humanos, os vírus da febre amarela concentrados nas glândulas salivares das fêmeas dos mosquitos invadem os vasos linfáticos do doente. Dali, caem na circulação e infectam as células do fígado, rins, coração, pulmões, a mucosa do sistema digestivo e até do cérebro. A pele e os olhos do doente adquirem um tom amarelado próprio da icterícia. Daí, o nome febre amarela.

Os sintomas dessa enfermidade variam muito. Podem ser leves a ponto de serem confundidos com os de uma virose banal e regredir espontaneamente, ou podem evoluir para complicações graves e morte.

Febre com calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares muito fortes, cansaço, vômito e diarreia são sinais da doença que surgem de repente, em geral, de três a seis dias após a picada do inseto (período de incubação do vírus).

Icterícia progressiva, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), do fígado (hepatite e coma hepático), do pulmão, problemas cardíacos (miocardite) e encefalopatias (convulsões e delírios) são sintomas da doença, que podem levar à morte.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Conheça Garça

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!