Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Turismo - Quinta-feira, 27 de Junho de 2019


Cerejeiras Festival começa hoje em Garça


Cerejeiras Festival começa hoje em Garça

Começa hoje, quinta-feira, dia 27 de junho, a 33ª edição do Cerejeiras Festival, um dos maiores eventos da cultura nipônica no Brasil, no complexo turístico do Lago Artificial J.K. Williams, em Garça. Neste ano, além de diversas atrações japonesas, locais e regionais, haverá shows com Péricles, Biquíni Cavadão, Detonautas, Ratto e Os Filhos dos Caras, sempre com entrada franca.

Além de ampla programação de apresentações, o Cerejeiras Festival conta com uma enorme praça de alimentação, com comidas típicas do Japão, mas também variados tipos de gastronomia do Brasil e até mesmo outros países. Mais uma vez foi instalada uma grande cobertura no gramado da Concha Acústica, protegendo o público do sol, sereno e chuva. Um grande parque de diversões também está presente na festa.

O evento terá início hoje, às 19h, com a apresentação da Banda Fire Up – AD Central. Em seguida, às 20h30, será feita a abertura oficial, com a participação da Corporação Musical de Garça. O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, confirmou presença e prestigiará o Cerejeiras Festival. O apresentador Nobuhiro Hirata comandará o Show Integração a partir das 21h, com Hanami Daiko e Buyô do Nikkey Clube de Garça. Fechando a primeira noite do evento, às 22h, show do renomado cantor Péricles.

Na sexta-feira, dia 28, a programação começará às 19h, com apresentação da banda Phoma. A partir das 20h30, a apresentação ficará por conta do The Oriental Magic Show, seguido pelo show musical de Dirce Miyara e Suzana Sano, com participação especial de Nobuhiro Hirata. A banda Experimento se apresentará às 21h30, antes do show do Biquíni Cavadão, às 23h, no palco da Concha Acústica.

No sábado, dia 29, a programação começará com a cantora Mina, às 12h. Em seguida, às 13h30, a apresentação ficará por conta do Duo Arte: do Rock ao Sertanejo. O grupo de dança Lions Crew se apresentará às 14h, antecedendo o show da banda Jack Rock, às 14h30. É grande a expectativa para o show da dupla de irmãos Lucas & Luana, às 16h.

A partir das 17h30, a cultura nipônica terá grande destaque, com Kendô, Festival Nihon Buyô, Kenkko Taissô, Iaidô, show musical com Renata Tan e projeto Karaokê de Londrina. Em seguida, às 19h30, haverá apresentações com Grupo Sansey, Ishin Daiko, Bom Odori e Ryukyu Koku Matsuri Daiko. A banda Ferrorama se apresentará às 21h30. O show de encerramento no sábado será às 23h, com Detonautas.

No domingo, dia 27 de junho, às 10h30, a dupla Rodrigo & Alexandre se apresentará na Concha Acústica. A banda Camorra entrará no palco às 12h. A programação prevê a apresentações nipônicas a partir das 12h30, com Taichi Chuan, Tottori Kassá Odori, show musical de Yuri e Yumi Kataoka, Ryo Kochi Yosakoi, Kung Fu Yamada e Rádio Taissô. Haverá ainda Festival JPOP e KPOP, Réquios Eisá Taikô, Shishimai, Hibiki Wadaiko e Matsuri Dance.

A partir das 17h30, a equipe Mexa-se Eventos comandará o palco da Concha Acústica, com apresentação de vários super-heróis. A banda Alquimia se apresentará às 19h, sendo que às 20h30, o show será com o cantor Ratto. Em seguida, às 21h30, se apresentam Os Filhos dos Caras, encerrando a programação do Cerejeiras Festival, num oferecimento de Sescoop/SP, Sicredi, Unimed Marília, Uniodonto Marília, Sicoob Credicitrus e Cooperativa Agrícola Sul Brasil.

 

HISTÓRIA

O Cerejeiras Festival tem uma longa e linda história de sucesso e dedicação até chegar a esse grandioso evento de hoje. A festa é realizada em Garça desde 1986. A tradicional Festa da Cerejeira em 2017 teve uma análise profissional e ganhou uma logomarca registrada, o Cerejeiras Festival, e com as consequências destas ações atingiu o status de uma das maiores festas da colônia japonesa do Brasil, recebendo um público recorde de aproximadamente 300 mil pessoas naquele ano. Em 2018 entrou oficialmente para o calendário turístico estadual e, posteriormente, para o calendário turístico do país.

A sua história começou a ser escrita pelas mãos de um imigrante japonês Nelson Koske Ichisato, o “Pai das Cerejeiras”, nascido em Oshima, Yamagu-tiken, no Japão, vindo com a família para o Brasil ainda jovem.

Em suas melhores recordações da terra natal estavam as flores que em abril, início da primavera no Japão, desabrochavam e reuniam multidões nos parques para a contemplação da Sakura, a flor da cerejeira.

Assim como muitos descendentes japoneses, seu Nelson, durante anos, visitou a florada das cerejeiras em Campos do Jordão. Em 1979 ele resolveu trazer algumas mudas para Garça. Poucos acreditavam em seu sonho, mas ele recebeu um apoio importante do então prefeito da época, Francisco de Assis Bosquê. Assim, as primeiras 150 mudas foram plantadas ao redor do lago artificial de Garça.

Aos poucos e com o plantio de mais mudas, o Bosque da Cerejeira foi sendo formado pelo senhor Nelson. Ao longo de décadas, assim que o sol raiava, era possível ver o pai cuidando de sua criação. Ele regava planta por planta e as defendeu. Com muito amor e a dedicação extraordinária do melhor pai que as nossas cerejeiras poderiam ter, hoje podemos contemplar a florada da Sakura uma vez ao ano em nosso município.

As milhares de pessoas que visitam a cidade durante a festa se rendem aos encantos da flor de cerejeira. Infelizmente, o “Pai das Cerejeiras” faleceu no começo deste mês, aos 99 anos de idade. Ele havia sido homenageado em maio, com o título de Presidente de Honra do evento.

Toda a nossa gratidão a este homem, que já estava predestinado a deixar sua terra natal, do outro lado do mundo, para trazer mais cor, beleza, alegria e ajudar a elevar o nome de Garça para todo o país.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook