Garça, Sexta-feira, 03 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019

Alunos vencedores do PetPatas são homenageados em almoço com o prefeito

Foi um dia especial para os alunos do 3º ano D da EMEF Professor João Crisóstomo e para os estudantes do 5º ano B da EMEIF Manoel Joaquim Fernandes. Eles passaram uma tarde na Reserva Ecológica dos Caetetus, onde assistiram a uma aula de educação ambiental, fizeram trilha no meio da mata, participaram do sorteio de uma bicicleta e almoçaram uma deliciosa macarronada em companhia do prefeito João Carlos dos Santos e da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cláudia Furlaneto dos Santos.

O dia foi em homenagem a eles que se envolveram em campanhas durante o Cerejeiras Festival 2019 e foram convidados pela administração municipal para aproveitar esse dia de muita educação ambiental e diversão.

Os alunos do 5º ano B da EMEIF Manoel Joaquim Fernandes, sob orientação da professora Vanessa Sgarbi,  foram convidados pelo próprio prefeito e pela primeira-dama devido à homenagem que preparam aos 40 anos de plantio das Cerejeiras e aos 33 anos de realização da festa.

Já os alunos do 3º ano D da escola João Crisóstomo, sob a orientação do professor Márcio José Rombi, foram os ganhadores da Campanha PetPatas, arrecadando 48 Kg de tampinhas plásticas.

A campanha PetPatas iniciou no mês de junho envolvendo a Turminha do Bem, que é um programa do Fundo Social e do Cerejeira Sustentável desenvolvido com os alunos da Rede Pública de Ensino. As crianças juntas arrecadaram 358,61 kg em tampinhas.

Na homenagem desta sexta-feira, também estiveram presentes, prestigiando as crianças durante o almoço, os demais secretários municipais envolvidos na Campanha PetPatas, Victor Mafud, Deyse Serapião e Fábio Bonassa.

A Prefeitura de Garça agradece a todas as crianças da Rede Pública de Ensino e aos diretores que se envolveram na Campanha PetPatas. Também estendemos um agradecimento especial aos professores Márcio José Rombi da escola João Cristóstomo, Vanessa Sgarbi e Gabriela Alves Pereira (interprete) da Escola Manoel Joaquim Fernandes, além de toda a equipe da Reserva dos Caetetus, coordenada pela gestora Patrícia Fazano.

Campanha PetPatas

A Campanha PetPatas foi lançada oficialmente durante a última noite do Cerejeiras Festival 2019. As ações foram desenvolvidas pela Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Fundo Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Informação, Comunicação e Eventos.

A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Érika Buchignani foi a idealizadora da campanha, que tem o objetivo de dar um novo destino às tampas de plástico por meio da coleta do material na sociedade e a comercialização do produto para indústrias de reciclagem, evitando que essa matéria-prima, que tem valor de mercado, seja desperdiçada no lixo ou jogada nas ruas, e revertendo o dinheiro da venda para a castração de animais domésticos abandonados.

Para dar certo é preciso que a população colabore

PetPatas é uma ação inédita na cidade e para que obtenha o sucesso desejado é importante à mobilização de todos os cidadãos para que passem a separar as tampinhas plásticas de produtos diversos, como de garrafas pet, de produtos de limpeza, beleza e higiene, de remédios, de bombonas de água, sucos e leites, de isotônicos e iogurtes.

Foram preparados 100 galões coletores com o rótulo da campanha que estão sendo distribuídos em Unidades Básicas de Saúde, SAMA, Prefeitura, bares e restaurantes da cidade. Cartazes com a identificação visual da campanha também estão sendo entregues aos estabelecimentos.

"O resultado da arrecadação nas escolas nos motivou ainda mais a dar continuidade na campanha PetPatas. Agora esperamos o engajamento da população e que a separação de tampas plásticas se torne um hábito que favorecerá o meio ambiente e os animais", a bióloga da SAMA, Érika Buchignani.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!