Garça, Terça-feira, 04 de Agosto de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Saúde - Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Foram confirmados três casos de sarampo que aguardavam resultado

A Secretaria Municipal de Saúde de Garça, por meio da Vigilância Epidemiológica, acaba de confirmar três casos de sarampo na cidade. No total, foram confirmados quatro casos da doença, sendo dois em crianças e outros dois em mulheres adultas.  Outros cinco casos suspeitos foram descartados e o município ainda aguarda o resultado de mais dois pacientes que deram entrada no sistema de saúde pública com os sintomas da doença.

Todas as notificações foram feitas entre o final do mês e agosto e início de setembro, apenas a última notificação que foi feita no dia 16 de setembro. A secretaria acompanhou atentamente os casos e promoveu todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, o que pode ter contribuído para evitar o avanço do número de casos.

Foram realizados bloqueios, vacinando todas as pessoas que mantiveram contato com o paciente e que ainda não haviam sido imunizadas. A Prefeitura, no sábado, dia 24 de agosto, ainda promoveu uma varredura, casa a casa, em um raio de 1500 metros ao redor do imóvel dos pacientes, totalizando 20 quadras e 193 pessoas vacinadas.

Uma ampla campanha de conscientização sobre a importância da vacinação foi realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação, com o apoio da imprensa local e regional para que os munícipes procurassem as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

“Apesar da busca exaustiva das equipes de saúde, nós não podemos abaixar a guarda, porque ainda têm pessoas para serem vacinadas e nós estamos na zona de risco para novos casos. Nós reforçamos que, se alguém apresentar os sintomas, como febre junto com exantema (manchas vermelhas no corpo), coriza, tosse ou conjuntivite, que procure a sua unidade de saúde e avise na recepção sobre os sintomas. Esse procedimento evitará a transmissão da doença e possibilitará que sejam feitas as investigações e os cuidados necessários”, informou a auxiliar de enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Morgana Azevedo.

Garça participa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, de forma seletiva, como ocorre em todo o país, entre os dias 7 e 25 de outubro, quando estará vacinação crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), tendo com o Dia “D”, a data de 19 de outubro (terceiro sábado de outubro), das 8h às 17h.

Essa campanha continua entre os dias 18 a 30 de novembro, para adultos de 20 a 29 anos, tendo a data  30 de novembro, sábado, como o Dia “D” de vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!