Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Turismo - Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019


Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana


Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana
Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana
Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana
Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana
Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana
Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana
Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana
Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana

Observar aves é uma atividade que está em plena expansão no mundo e em Garça não seria diferente. No último final de semana, dias 26 e 27, mais de 70 pessoas puderam participar do Avestando – Observação de Aves – 2º Ciclo de Palestras e Passarinhada, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Estação Ecológica dos Caetetus.

O evento foi dividido em duas fases. A primeira, no sábado de manhã, realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA) e na mata do Bosque Municipal, reuniu cerca de 40 pessoas. Entre elas, crianças e adultos que participaram pela primeira vez de uma atividade de observação de aves. Eles se uniram a outros observadores já experientes, turistas que vieram conhecer esse pedaço de Mata Atlântica dentro da área urbana de Garça.

No bosque, 36 espécies de aves foram registradas, entre elas, o inesperado soldadinho e a pipira-da-taoca, registro novo para o município. Participaram também da atividade o prefeito João Carlos dos Santos e a secretária municipal de Turismo, Márcia Praxedes. O evento contou com a cobertura jornalística da TV Record. ( Clique aqui e assista a reportagem completa)

Avestando – Observação de Aves – 2º Ciclo de Palestras e Passarinhada seguiu com atividades no sábado e no domingo na Estação Ecológica dos Caetetus. As ações foram direcionadas para um público formado por mais de 30 pessoas, entre observadores de aves experientes, professores, pesquisadores, biólogos e fotógrafos de natureza. Foram realizadas palestras e passarinhadas pela reserva.

As palestras foram enriquecedoras e ministradas pelo garcense professor da Unesp de Tupã, Doutor Diogo Sartori; também pelo biólogo e professor da Unesp de Bauru, Rafael Gustavo Capinzaiki Ottonicar, e pela Bióloga, especialista em Ecologia e Ecoturismo, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e guia naturalista, Tietta Pivatto. 

Durante os dois dias em Caetetus, foram avistadas espécies, como o chocão-carijó, borralhara, papa-taoca-do-sul, entre outras. Na reserva, os participantes registraram 94 espécies, aumentando para 109 as espécies registradas durante o evento.

Confira agora o que disseram alguns participantes sobre o evento de Turismo de Observação de aves realizado pela Prefeitura em parceria com Caetetus.

Doutor Diogo Sartori - Professor da Unesp de Tupã e palestrante, membro da organização do evento.

“Saio muito satisfeito pela organização da Prefeitura, por esse contato com o público e por ver que daqui, com certeza, sairão pessoas que irão multiplicar essa questão da observação de aves. Se eu pudesse dar uma nota de zero a 10, eu daria 10 para este evento. Eu espero que surjam já as conversas para um próximo, em 2020, e que seja ainda maior do que está sendo em 2019”.

Eduardo Sterlino Bergo – biólogo e pesquisador científico da Secretaria de Saúde do Estado em Araraquara .

“Eu achei fantástico e muito bem organizado. Envolveu pessoas, não só do município, mas também de outras localidades. Eu, por exemplo, vim de Araraquara e trouxe um amigo de Ribeirão Preto. Agregou muito conhecimento. As pessoas que vieram dar as palestras foram muito competentes e conseguiram passar o objetivo do evento, a importância das aves e algumas particularidades”.

Érika Buchignani – bióloga, responsável pelo Centro de Educação Ambiental de Garça

“A atividade de Observação de Aves é uma ação de baixo impacto ambiental e que desperta em seus praticantes uma forte ligação com o ambiente, podendo ser considerada uma eficiente atividade de educação ambiental. As pessoas que aqui estiveram puderam perceber a riqueza da fauna e da flora do Bosque de Garça, o que sempre é enfatizado nas ações do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental de Garça.  Sendo assim, a noção de pertencimento é fortalecida e mudanças de atitude em relação ao meio ambiente com certeza ocorrerão”.

Izabel Cristina de Andrade – assistente social

“Foi transformador, com certeza, e saio realizada. Foi o que eu esperava e mais um pouco. Antes desse evento eu via alguns passarinhos, achava bonitinho, mas só. Agora me abriu os olhos para ver aquela criaturinha linda, que ajuda a gente a melhorar em tudo. Eu espero ter outros eventos desse, para que eu possa participar, pois agora em mim já tem aquela vontade de continuar conhecendo os passarinhos e conhecendo pessoas”.  

Renata de Freitas Ferreira – professora.

“Eu achei incrível. Adorei a organização, os lugares que vocês nos levaram, as pessoas envolvidas, enfim, gostei muito de tudo. Eu penso em levar o conhecimento adquirido aqui para a sala de aula. As cores, os lugares e os cheiros, tudo isso eu consigo levar, de alguma forma, para meus alunos, porque eu trabalho com arte e a vivência aqui acrescentou muita experiência e conhecimento”.  

Márcia Praxedes – secretária municipal de Turismo.

“O evento ultrapassou todas as nossas expectativas. As pessoas vieram, prestigiaram, e nós conseguimos um clima gostoso de companheirismo. O cronograma foi executado sem nenhuma intercorrência. Os palestrantes vieram imbuídos de uma emoção muito grande, de um carinho e de um olhar diferenciado para o nosso evento. A gente percebe que o Turismo de observação de aves aqui está crescendo e ainda tem muito potencial a ser trabalhado. Mas estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado e, principalmente, com o retorno que o público do Bosque e de Caetetus nos deram”.

Patrícia Fazano – gestora da Estação Ecológica dos Caetetus.

“Já é o segundo ano e a gente contou com um público muito interessado, sendo que alguns já vieram no ano passado e voltaram esse ano. O evento certamente agregou muito conhecimento. Tivemos três palestrantes muito bons, de ponta, que foram o Diogo e Rafael que são da Unesp. Já a Tietta, que é uma bióloga que atua na área de Educação Ambiental, falou sobre o tema “Passarinhoterapia”. Muito interessante, muito agregador, que fechou com chave de ouro esse evento de dois dias”.  

Tietta Pivatto – palestrante, bióloga e especialista em Ecologia e Ecoturismo, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e guia naturalista. Ela publicou em seu blog o seguinte depoimento:

“Tive o privilégio de encerrar o evento com a apresentação da palestra “Passarinhoterapia”, e sempre me emociono ao falar do sentimento especial que as aves despertam em quem dedica seu tempo a admirá-las em seu ambiente natural. Sempre é muito gratificante levar a observação de aves para diferentes públicos, pois a cada novo praticante, mais uma pessoa que passa a olhar a natureza com um pouco mais de atenção, ciente de que, para observar nossas aves, precisamos que seu ambiente de vida esteja protegido”.

Clique aqui e leia as observações de Tietta Pivatto em seu blog.

 

 

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook