Garça, Quinta-feira, 09 de Abril de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Cultura - Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

Praça do Jardim São Lucas foi palco do Circula Cultura no domingo

A Praça Cesarino Avino Sêga, no Jardim São Lucas, foi palco da segunda edição do projeto Circula Cultura, que reuniu apresentações dos quatro grupos vencedores do edital ProAc Município. São eles: Banda Alquimia, Corporação Musical Garça, Taikô Hibiki Wadaiko e Grupo de Capoeira Mandacaru, que abriu as apresentações da tarde.

Muitos moradores do bairro, a maioria famílias, se encontrou para essa tarde de muita cultura e lazer. “Estou achando ótimo. É um domingo diferente. As pessoas saem de casa para se encontrarem.  Estou revendo gente que há muito tempo não via. Esse projeto é muito bom!”, afirmou a dona de casa Aparecida Olívia Durante.

Já a dona de casa Guiomar Camilo Sossolote se encantou com a capoeira. “Eu estou achando lindo. A capoeira eu achei maravilhosa. Eu gostei muito e achei ótimo, porque incentiva as pessoas a fazerem isso também, porque é muito bom e saudável”.

Agradecido também ficou o contramestre Pajé (Paulo Coelho), um dos integrantes do grupo de capoeira, que se impressionou com o entusiasmo do público. “Estou achando ótimo o evento, porque é uma forma de demonstrar a todos os bairros o que tem de melhor na cidade, que e a cultura. O prefeito e a secretária de cultura estão de parabéns. Muito obrigado”.

O principal objetivo do projeto “Circula Cultura” é o de descentralizar a arte, levando e ofertando espetáculos aos moradores dos bairros do município que, muitas vezes, não conseguem comparecer às apresentações em outros locais.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Susy Mey Truzzi, o Circula Cultura iniciou em 2017, com o Projeto Territórios criativos, contemplado pelo Governo do Estado. “Trouxemos para Garça a verba para produzirmos os editais. Todos os grupos foram trabalhados e orientados no sentido de realizarem os projetos para levar a cultura até os Territórios Criativos. Tudo isso demandou tempo, trabalho e orientação para que eles estivessem aqui”.

A secretária disse ainda. “Cada território tem a sua especificidade, tem seu público e uma forma diferente de interagir. Isso estabelece sempre um diálogo. Quem comparecer as apresentações verá que os grupos trabalham com a comunidade o tempo todo. Este é o diálogo que esperamos, por respeitabilidade ao espaço em que nós estamos”.

O público interagiu com os grupos, ao ponto de ensaiar, cantar e tocar no palco. Também jogaram capoeira e ouviram a histórias curiosas sobre os tambores japoneses e a imigração no Brasil e em Garça. Já a Corporação Musical encantou a todos, despertando a memória do público ao lembrar a saudosa Orquestra Santa Cecília. Eles são a continuação da corporação musical.

O Circula Cultura já se apresentou nos bairros Araceli e São Lucas. O projeto segue para o Distrito de Jafa (dia 22/12), Jardim Paineiras (dia 19/01/2020), Bairro Morada do Sol (dia 09/02/2020) e Concha Acústica do Lago J. K. Williams (dia 08/03/2020). Haverá também apresentações extras, que serão realizadas em locais específicos, como no centro da cidade e instituições.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!