Garça, Domingo, 05 de Abril de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Cultura - Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020

Biblioteca Municipal completa 77 anos na quarta, 15 de janeiro

A quarta-feira, dia 15 de janeiro, é uma data marcante para a cultura dos garcenses: cmemoramos o aniversário de criação da Biblioteca Pública Municipal de Garça "Dr. Rafael Paes de Barros".

A Biblioteca Pública Municipal de Garça foi criada por Decreto-Lei 126-A, de 15 de janeiro de 1943, na gestão do prefeito Durval Alves de Souza, e foi inaugurada  inaugurada em 03 de maio de 1944.

A primeira Biblioteca foi instalada em umas das dependências da Prefeitura com o nome de Biblioteca Municipal Brasileira. “Posteriormente, foi transferida para o prédio do Ginásio da época, atual EE Hilmar Machado de Oliveira, quando este foi arrendado ao Padre Aquino, com o objetivo de facilitar, junto ao Governo Federal, a criação do Ginásio e Escola Normal Livre de Garça.

Criado o Ginásio Estadual, Padre Aquino permaneceu ainda na posse daquele educandário, com uso privativo da Biblioteca, até que foram tomadas as medidas necessárias para que alcançasse a instituição pública a sua verdadeira finalidade: a de ser posta à disposição do público em geral.” (Correio Garça – 07/07/1954).

Em 19 de dezembro de 1953, ocorreu a inauguração das novas instalações da Biblioteca, à Rua Carlos Ferrari, 111, no andar superior do prédio onde hoje localiza-se a Sorveteria Skimell. Depois, mudou-se para a Rua Sargento Wilson Abel de Oliveira, 70, no andar superior do prédio onde se localizava a sede do Rotary Clube de Garça, transferindo-se após algum tempo para a Rua Cel. Joaquim Piza, 186, em uma área de 190 m². Em 05 de maio de 1987, a Biblioteca foi reinaugurada em um prédio situado à Rua Barão do Rio Branco, 131, com área de 497,40 m².

Finalmente, em 19 de novembro de 1996, iniciou-se a mudança da Biblioteca para uma área de 1.076,88 m², no Centro de Cultura, localizado à Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 522, onde funciona atualmente.

Além da Biblioteca, na região também está localizada a Escola Municipal de Cultura Artística Amélia Naná Zancopé e o Teatro Municipal, completando o complexo cultural de Garça.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!