Garça, Quinta-feira, 02 de Abril de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020

Garça inicia projeto para implantar coleta seletiva no município

Houve mais de 1.000 municípios inscritos em todo o Brasil. Destes, 522 foram classificados para a segunda fase. E dentre os 522, Garça foi um dos 12 selecionados para receber o projeto “Cidades + Recicleiros”. Os outros municípios são Caçador/SC, Cajazeiras/PB, Caldas Novas/GO, Campo Largo/PR, Guxupé/MG, Ji-Paraná/RO, Luis Eduardo Magalhães/BA, Santa Isabel/SP, São José do Norte/RS, Serra Talhada/PE e Três Rios/RJ.

Mas o que é Recicleiros? - A Recicleiros (www.recicleiros.org.br) é uma organização brasileira sem fins lucrativos, que desde 2007 desenvolve soluções para fomentar a coleta seletiva inteligente e a reciclagem de resíduos sólidos em todo país. A equipe já está em Garça realizando várias reuniões com os principais atores que vão participar da implantação do projeto.

E na terça, 18 de fevereiro, uma palestra vai apresentar o “plano municipal de coleta seletiva em Garça”. O encontro acontece a partir das 19: 30 h no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Será detalhado com os representantes da equipe Recicleiros tudo o que precisa ser feito até chegarmos ao ponto de ter os caminhões circulando pela cidade e realizando a coleta seletiva.

Este plano operacionaliza o projeto, mostrando quando tem que ser, o que tem que ser, qual a estratégia, qual o tipo de mensagem que deve ser realizada entre comunicação com a população, entre outros pontos.

Quem pode participar? – A entrada é gratuita, e o público alvo do evento é bem amplo: empresários certificados em certificação de logística reversa, empresário do ramo de resíduos sólidos, coletores de material reciclável, estudantes da área ambiental, ambientalistas e público interessado.

O que o município ganha com o Cidades + Recicleiros?  - É importante que todos saibam que não há, em hipótese alguma, repasse direto de recursos para o município. Todos os investimentos serão feitos em:

1 - Desenvolvimento do plano de coleta seletiva municipal;

2 - Implementação da unidade de processamento de materiais recicláveis (obras e equipamentos);

3 - Formação e capacitação de cooperativa de trabalho que deverá receber os materiais da coleta seletiva a ser executada pelo município e realizar os serviços de separação, beneficiamento e destinação de materiais recicláveis;

4 - Assessoria técnica ao sistema de coleta seletiva (prefeitura e cooperativa) durante 24 meses;

5 - Gestão do programa durante 60 meses,

6 - Ações de comunicação para orientação e engajamento da população para o descarte seletivo.

Quando a cidade poderá receber o plano municipal de coleta seletiva? - O planejamento é para que tenhamos a apresentação do plano municipal de coleta seletiva no próximo mês de junho.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!