Saúde confirma novos casos de dengue e pede a colaboração da população

Saúde - Segunda-feira, 06 de Maio de 2019


Saúde confirma novos casos de dengue e pede a colaboração da população

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 6 de maio, um boletim atualizado com os últimos números de casos de dengue registrados em Garça no ano de 2019. Foram confirmados 108 pacientes que contraíram a dengue, com 153 casos negativos e 173 que seguem aguardando laudo para saber se foram contaminados.

A partir dos novos casos positivos é seguido um protocolo de atuação nessas áreas. É importante que os moradores atendam as equipes, que sempre estão identificadas com uniformes e credenciais. Caso tenha alguma dúvida, o morador pode ligar na Secretaria de Saúde, para confirmar qualquer informação.

O trabalho de verificação de casa em casa, que já estava sendo feito, deve ser intensificado pelas equipes, na tentativa de descobrir criadouros do mosquito que transmite a dengue. É fundamental que a população também faça a sua parte, mantendo os quintais limpos, não deixando materiais inservíveis que possam acumular água parada, observando até mesmo os potes de água dos cães, que devem ser sempre lavados.

Além da verificação, também está sendo feita a nebulização nas imediações das residências em que foram confirmados casos de dengue. A população precisa ficar muito atenta para combater uma possível epidemia de doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a própria o dengue, a chikungunya e o zika vírus, que podem até matar.

 

TRANSMISSÃO

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

 

SINTOMAS

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

Forte dor de cabeça

Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos

Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

Extremo cansaço

Moleza e dor no corpo

Muitas dores nos ossos e articulações

Náuseas e vômitos

Tontura

Perda de apetite e paladar

Prefeitura Municipal de Garça


Estado de São Paulo